Grupo de Estudos em geotecnologias, mineração de dados e desenvolvimento aplicados à Saúde.

logo-GeoMIDAS
GeoMIDAS

Namorico

Resumo:


INTRODUÇÃO: Estima-se que haja 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo na adolescência. No Brasil, este grupo etário corresponde a 18% da população geral. A violência na família constitui um problema no universo juvenil. A violência no namoro se configura como um precursor da violência intrafamiliar. A presença da violência nos diversos espaços sociais, contribui para a naturalização da violência entre os jovens, fortalecendo a cultura da violência. Um caminho viável para fortalecer a cultura de paz e não violência é a Promoção da Saúde. E dentre as estratégias desenvolvidas para a implantação de uma política de promoção da saúde enfatiza-se a importância do papel da escola como ambiente potencializador para o desenvolvimento de um trabalho direcionado, sistematizado e permanente.

OBJETIVO: Desenvolver um jogo para classificar a qualidade das relações de namoro na perspectiva da violência o qual poderá ser utilizado em atividades escolares.

MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa aplicada, baseada no método de desenvolvimento Design Instrucional Sistemático, organizada em três fases.

RESULTADOS: Realizou-se adaptação da escala de violência possibilitando sua implementação no formato de um jogo do tipo quiz, ainda não finalizado. Foi definido o nome do jogo como sendo “Namorico” e foi criada a logomarca do jogo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a finalização do desenvolvimento do jogo sua utilização se dará mediante atividades escolares mediadas pelos professores no âmbito do IFPB, campus Sousa. Além disso, o jogo estará disponível em aplicação web, sendo livre o acesso também para usuários externos.