Grupo de Estudos em geotecnologias, mineração de dados e desenvolvimento aplicados à Saúde.

logo-GeoMIDAS
GeoMIDAS

Geo-COVID19

COVID-19 e a geoespacialização da desigualdade, no acesso, na oferta e na situação;o de Saùde no estado da Paraíba


OBJETIVO: Avaliar o impacto da COVID-19 sobre os indicadores de acesso, oferta e situaçãoo de saùde no estado da Paraíba.

METODOLOGIA: A pesquisa ancora-se nos métodos da epidemiologia, sendo considerado um estudo transversal de base populacional do tipo ecológico. Trata-se de uma investigação;o de base territorial que tem como unidade agregada de observação;o a referência geográfica municipal (ROUQUAYROL e ALMEIDA FILHO, 1999).

Trata-se de um estudo de base secundária de dados, para tanto seráo adotados os dados dos Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saùde (CNES), Sistema de Informações Hospitalares (SIH), Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe), e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-SUS VE) e outros que os estudos apontem como necessários. Em tais bases de dados serão considerados os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, casos suspeitos e confirmados de Doença pelo Coronavírus - 2019 (COVID-19). Também serão considerados os dados sobre a tipologia rural/urbano, na escala municipal, disponibilizado pelo IBGE. Possibilitando verificar se houve impacto significativo nos indicadores analisados.

RESULTADOS ESPERADOS:

  • Matriz de indicadores consolidada;
  • Revisão sistemática de literatura;
  • Perfil epidemiológico por município;
  • Mapas temáticos dos indicadores selecionados;
  • WebGIS GeoCOVID-19 da PB;
  • Artigos, resumos, relatório parcial e final do projeto.

CONSIDERAÇÓES FINAIS (ESTUDO NÃO FINALIZADO): Embora o maior percentual de óbitos por COVID-19 tenha ocorrido em municípios urbanos, é importante considerar que fatores como barreiras de acesso à assistência hospitalar são impostas aos residentes de municípios rurais-adjacentes e intermediários-adjacentes expondo um contexto de desigualdade de acesso aos serviços de saùde.